========
727
Império Bizantino
Revolta na Grécia
contra as políticas religiosas do imperador
Uma frota rebelde sob
parte para Constantinopla com um
anti-imperador, mas é destruída pela
frota bizantina através do uso de
LEÃO III - O ISAURO
========
727
Cerco a Nicéia : As forças muçulmanas sob Mu'awiya ibn Hisham (filho do califa omíada Hisham ibn Abd al-Malik ) penetram profundamente na Ásia Menor e saquearam a cidade fortaleza de Gangra , mas sem sucesso sitiaram Nicéia (noroeste da Anatólia ).
========
727
Europa
Uma revolta irrompe na Itália contra o iconoclasmo de Leo; isso resulta na independência do Exarcado de Ravena , depois que parte de uma força de invasão bizantina é perdida em uma tempestade no Mar Adriático , e o restante das tropas bizantinas são repelidas.
========
727
O rei Liutprand tira proveito da turbulência anti-imperial. Ele conquista Bolonha e outras cidades além do rio Pó ( norte da Itália ). Os lombardos tomam "Classis" , o porto estratégico de Ravenna , e superam o Pentápolis .
========
727
Ásia
Guerra Árabe-Khazar : Os Khazars conduzem de volta a invasão muçulmana , liderada por Maslama ibn Abd al-Malik , na Mesopotâmia . Reforçado com tropas sírias , Maslama contra-ataca e toma a Geórgia , estabelecendo a fronteira norte no Cáucaso .
========
727
Religião
Julho - O Papa Gregório II condena a iconoclastia em Roma , causando a ruptura da Itália com o Império Bizantino . Ele se torna o governante temporal virtual da maioria dos bens bizantinos.
========
727
18 de abril - Agallianos Kontoskeles , comandante bizantino e líder rebelde
========
727
========
727
19 de outubro - Frithuswith ou Frideswide, princesa e abadessa anglo-saxônica
========
Nenhum comentário:
Postar um comentário